O sambo é uma arte marcial que foi desenvolvida na União Soviética. Originou-se de várias técnicas de auto-defesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov e Viktor Spiridonov, técnicas que se chamavam sambo, porém com estilos diferentes.
O estilo de Spiridonov tinha raízes da luta greco-romana, lutas eslavas, o akijujutsu japonês e outras lutas chinesas. Spiridonov era um pesquisador de artes marciais, e o primeiro a desenvolver técnicas chamadas de sambo.
O estilo de Oshchepkov eram dois que vinham da escola aikijujutsu(tenjin shinyo-ryu e kito-ryu), e também o judô. Esse estilo é o que mais se assemelha ao sambo atual, foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos pormovidos por Stalin.
Um aluno de Oshchepkov, Anatoly Kharlampiev, aprimorou o estilo do seu mestre, utilizando também as técnicas de Spiridonov. Kharlampiev foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. É reconhecido como criador do sambo conteporâneo, por suas contribuições técnicas e políticas.
Mas não há um consenso universal de que exista um criador único do sambo.
Fedor Emelianenko |