sábado, 28 de maio de 2011

Jiu-Jitsu


Hélio Gracie aplicando o Morote Seoi Nague em seu filho, Royce Gracie


  As histórias dizem que o jiu-jitsu se originou nas montanhas da Índia há 2500 anos. Da Índia ele chegou até a China, onde ele se difundiu, e por volta de aproximadamente 400 anos atrás se estabeleceu no Japão, onde se fortaleceu e foi adotado como arte marcial japonesa. 
   No início do século XX, o jiu-jitsu japonês chegou a América do Sul, mais especificadamente à região amazônica. O responsável é Mistuyo Maeda, um professor de jiu-jitsu que diziam que tinha sido enviado para ajudar uma colônia de imigrantes japoneses no norte do Brasil. Maeda era muito famoso pelas competições de vale tudo que participava, demonstrando a eficiência das técnicas do jiu-jitsu.
   Maeda se tornou amigo de Gastão Gracie, quando Gastão ajudou Maeda a se estabelecer naquela nova terra. Para retribuir a ajuda, Maeda apresentou a Carlos Gracie(filho de Gastão Gracie), os princípios do jiu-jitsu japonês. Carlos, ainda jovem, apaixonou-se por essa arte marcial e dedicou toda sua energia a essa descoberta. Praticou essa arte durante alguns anos até sua família se mudar para o Rio de Janeiro. Carlos era o mais velho dentre oito irmãos. Quando a família chegou ao Rio, enfrentou algumas dificuldades financeiras, o que levou Carlos a procurar uma fonte de renda adicional. Ele aproveitou essa oportunidade para ganhar dinheiro com o que gostava: ensinar jiu-jitsu. 
                                                        Mistuyo Maeda(Konde Koma)
                                                     

   Hélio Gracie, o mais novo dos irmãos, era uma criança fisicamente frágil, passava mal até por sobir uma escada, e ninguém conseguia explicar o porque. Depois que completou 14 anos, passou a morar com os irmãos mais velhos. Ele apenas assistia as aulas dadas por seus irmãos, pois os médicos lhe haviam recomendado que ficasse afastado das atividades físicas, incluindo o jiu-jitsu. 
   Até que um dia, Carlos havia saído, e não pode dar aula, e um aluno tinha acabado de chegar para tomar aula, então Hélio se ofereceu para dar a aula, afirmando que tinha decorado os movimentos ensinados pelo irmão, então o aluno aceitou. Desse dia então Hélio passou a dar aulas de jiu-jitsu na academia do irmão. Haviam alguns movimentos que Hélio não conseguia executar com facilidade, daí então, Hélio quebrou a tradição do jiu-jitsu japonês, e começou a aperfeiçoar os movimentos para que ele, com sua frágil constituição física, podesse executá-los. Essas mudanças ocorreram com muita dificuldade, muitas tentativas e muitos erros, mais Hélio conseguiu criar o seu próprio jiu-jitsu, devido a incorporação dos princípios de alavanca, que reduziam a necessidade de usar a força física durante a execução dos movimentos.
  Nascia então um novo estilo de jiu-jitsu, baseado mais apropriadamente em lutas de solo, com técnicas de quedas, imobilizações, chaves, torções e estrangulamentos. Hélio Gracie chamou esse novo estilo de Gracie Jiu-Jitsu
  A família Gracie que já tinha uma grande reputação de ótimos lutadores, desde os tempos do Carlos, ganhou mais popularidade ainda depois da criação do gracie jiu-jitsu. Hélio para testar a eficiência da sua arte marcial, desafiou os maiores lutadores de sua época, como campeões de luta livre, Fred Eberd e Wladek Zbyszko, também desafiou ídolos do boxe, como Primo Carnera e Ezzard Charles, desafiou também grandes campeões do judô, como Kato e Kimura, que derrotou Hélio na aplicação de uma chave de braço chamada Ude-garame no judô, e americana ou kimura(esse nome foi dado em homenagem ao grande Kimura, que venceu o Hélio com esse golpe) no jiu-jitsu. Hélio Gracie também travou a maior luta de todos os tempos, contra seu ex-aluno, o Waldemar Santana, a luta durou três horas e quarenta minutos, e até hoje esse recorde não foi quebrado.



                                                                   Hélio Gracie

  Com o passar dos anos, a família Gracie foi aumentando, vieram novos nomes que fizeram história como Rolls Gracie, Carlson Gracie, Renzo Gracie, Royce Gracie e Rickson Gracie. Durante a década de 90, Rorion Gracie, um dos filhos de Hélio, que morava nos Estados Unidos, teve a brilhante idéia de apresentar o jiu-jitsu ao mundo, então ele se juntou com um amigo produtor de cinema e vários outros amigos que trabalhavam com programas de televisão, e mostrou a sua idéia, que era criar um evento de vale tudo, sem regras e sem tempo, onde oponentes menores e leves podiam enfrentar outros oponentes muito maiores e mais pesados. Foi assim que foi criado o evento, que hoje é o maior evento de MMA do mundo, o UFC. Rorion selecionou seu irmão Royce, que estava no peso certo, pesava 78 kg, e enfrentou lutadores de diversos estilos de artes marciais, diversos pesos e tamanhos, tudo sem regras, Royce saiu vitorioso de todos os combates, mostrando então que o jiu-jitsu que o seu pai inventou, é a arte marcial mais eficiente do mundo.

                                                               Família Gracie

                           Dois praticantes de jiu-jitsu fazendo um rola(como são chamadas as lutas de jiu-jitsu)



Nenhum comentário:

Postar um comentário