sábado, 28 de maio de 2011

Judô


  Muitas artes marciais eram praticadas no Japão durante a era feudal, artes que utilizavam armas como lança, arco e flecha, espadas e muitas outras. A arte marcial que mais se destacava no Japão durante a era feudal, era uma arte chamada jujutsu, também era chamado de taijutsu ou yawara. O jujutsu era um sistema de combate em que se podia arremessar o oponente, bater nele, chutá-lo, apunhalá-lo, chicoteá-lo, estrangulá-lo, torce-lhe ou entorta-lhe os membros e imobilizá-lo; nesse sistema também era ensinado a defesa para todos esses ataques. Apesar do jujutsu ser conhecido durante muito tempo, nessa época, ele era ensinado apenas para ser utilizado nas guerras, os antigos samurais que dominavam o jujutsu, o utilizavam para proteger os seus imperadores feudais, até a morte. O jujutsu era a arte mais antiga do Japão e foi como uma porta para a criação das outras artes marciais que vieram a existir depois, seu valor para o Japão era imenso, que era contra a lei ensinar a arte para alguém que não fosse japonês, se isso acontecesse, quem ensinasse passaria por punições. Só depois da segunda metade do século XVI ele passou a ser ensinado de maneira sistematizada. 
  Durante o período Edo(1603-1868), o jujutsu se desenvolveu e tornou-se uma arte complexa, ensinada pelos mestres de muitas escolas.

Jigoro Kano


  Em sua juventude, Jigoro Kano estudou jujutsu com mestres muito famosos da época. Naquela época existia vários estilos de jujutsu, como um conjunto de várias técnicas. Ninguém percebia o princípio único que existia por trás no jujutsu. Isso levou o Jigoro Kano a procurar um princípio que deslineasse o jujutsu, um princípio que fosse aplicado sempre que atacasse um oponente. Após um abrangente estudo sobre o assunto, Jigoro Kano percebeu que era necessário fazer o uso mais eficiente possível das energias mental e física. Com esse princípio adotado, Jigoro Kano estudou todas as técnicas que tinha aprendido dos vários estilos de jujutsu que praticou, ele descartou técinas que não eram adequadas a esse princípio e substituiu por técnicas que se encaixavam perfeitamente. Jigoro Kano chamou esse conjunto de técnicas de judô, para distinguir essa arte da sua prodecessora. 

  As palavras jujutsu e judô são escritas, cada uma delas, com dois ideogramas chineses. O ju nas duas é o mesmo, significa "gentilmente", "suavidade" ou "cedendo passagem". O significado de jutsu é "arte", e do significa "princípio" ou "caminho". Jujutsu pode ser traduzido como arte gentil, ou arte suave, e o judô pode ser traduzido como caminho da gentileza, ou caminho da suavidade.



O judô foi admitido como um dos esportes olímpicos nos XVIII Jogos Olímpicos, em Tóquio (1964). Infelizmente o Jigoro Kano não esteve vivo para ver a sua arte marcial se tornar um esporte olímpico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário