Muitas artes marciais eram praticadas no Japão durante a era feudal, artes que utilizavam armas como lança, arco e flecha, espadas e muitas outras. A arte marcial que mais se destacava no Japão durante a era feudal, era uma arte chamada jujutsu, também era chamado de taijutsu ou yawara. O jujutsu era um sistema de combate em que se podia arremessar o oponente, bater nele, chutá-lo, apunhalá-lo, chicoteá-lo, estrangulá-lo, torce-lhe ou entorta-lhe os membros e imobilizá-lo; nesse sistema também era ensinado a defesa para todos esses ataques. Apesar do jujutsu ser conhecido durante muito tempo, nessa época, ele era ensinado apenas para ser utilizado nas guerras, os antigos samurais que dominavam o jujutsu, o utilizavam para proteger os seus imperadores feudais, até a morte. O jujutsu era a arte mais antiga do Japão e foi como uma porta para a criação das outras artes marciais que vieram a existir depois, seu valor para o Japão era imenso, que era contra a lei ensinar a arte para alguém que não fosse japonês, se isso acontecesse, quem ensinasse passaria por punições. Só depois da segunda metade do século XVI ele passou a ser ensinado de maneira sistematizada.
Durante o período Edo(1603-1868), o jujutsu se desenvolveu e tornou-se uma arte complexa, ensinada pelos mestres de muitas escolas.
As palavras jujutsu e judô são escritas, cada uma delas, com dois ideogramas chineses. O ju nas duas é o mesmo, significa "gentilmente", "suavidade" ou "cedendo passagem". O significado de jutsu é "arte", e do significa "princípio" ou "caminho". Jujutsu pode ser traduzido como arte gentil, ou arte suave, e o judô pode ser traduzido como caminho da gentileza, ou caminho da suavidade.
O judô foi admitido como um dos esportes olímpicos nos XVIII Jogos Olímpicos, em Tóquio (1964). Infelizmente o Jigoro Kano não esteve vivo para ver a sua arte marcial se tornar um esporte olímpico. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário