quarta-feira, 18 de maio de 2011

Karatê

      


   O karatê foi criado em uma ilha do Japão chamada Okinawa. Inicialmente ela não pertencia ao Japão, sua localização exata fica entre o Japão e a China, mais precisamente perto da China, mais durante as antigas guerras, o Japão conseguiu dominar Okinawa e anexar essa ilha. Em Okinawa existia uma arte marcial chamada  Te, que devido a proibição de armas essa arte foi se tornando um meio de defesa pessoal cada vez mais eficiente. Mesmo assim isso não era o suficiente, além do uso de armas também era proibida a prática marcial em Okinawa, então três grandes mestres passaram anos se dedicando na criação de novas técnicas, de novos estudos marciais, eles viajavam também para a China para aprenderem técnicas novas, até que criaram o Karatê-do(que significa a "arte das mãos vazias"). O karatê teve início com três estilos diferentes, cada um desses mestres tinha o seu estilo, e cada estilo recebeu o nome de cada cidade de cada mestre, cujo os nomes eram Shuri-Te, Tomari-Te e Naha-Te. Com o passar do tempo foram vindo novos mestres de Karatê e novos estilos, deixando esses primeiros extintos, hoje eles não existem mais, dos estilos atuais, o mais antigo é o Shorin-Ryu, que recebeu influência do templo shaolin, e é a união de dois desses primeiros estilos, atualmente existem cinquenta estilos registrados de karatê no Japão, e exportados para o resto do mundo, cujo os mais populares são: Shorin-Ryu, Shito-Ryu, Shorei-Ryu, Shotokan, Goju-Ryu, Wado-Ryu, Kyokushinkai,  Isshin-Ryu, Motobu-Ryu, Uechi-Ryu e Shorinji-Ryu.

  O karatê é uma arte marcial que busca o equilíbrio entre a mente e o corpo, também é uma arte de meditação, você aprende a se tornar uma pessoa mais tolerante, mais calma, aprende qual é o momento certo e a forma certa de agir. É também uma arte marcial muito fatal, muitos chamam o karatê de "a arte de matar", por conter goltes extremamente perigosos. Atualmente nos dojos de karatê, é praticado o lado esportivo, o lado marcial foi diminuindo com a criação de várias federações, poucos mestres ainda dão mais ênfase ao lado marcial do que o esportivo.

Shiai Kumitê

Nessa foto é mostrado um combate de competição do karatê







    Hoje em dia com o sucesso do MMA, as artes marciais como o jiu-jitsu, muay thai, boxe, kick boxing, luta livre, entre outras, vem ganhando mais espaço. Mesmo assim existem grandes representantes do karatê dentro dos ringues, mais o único estilo que realmente entra nesses tipos de combates, é o kyokushinkai, mais em especial existe um karateca que levou o estilo shotokan para os ringues, e até agora é o único desse estilo e também o único de outro estilo, diferente do kyokushinkai que está nos ringues utilizando o karatê, o nome dele é Lyoto Machida, ex-campeão peso médio, que tem o seu pai como um dos maiores mesrtres de karatê dos tempos atuais aqui no Brasil. O Lyoto vem recuperando vários golpes que ficaram extintos graças a prática esportiva, como técnicas de joelho e cotovelo, e também chutes na perna, a cima do calcanhar. Além do karateca Lyoto, esxite outro que se destaca muito também no MMA, e é até utilizado muitas vezes como garoto propaganda do evento UFC, que é o Georges St. Pierre, que é faixa preta do estilo Kyokushinkai,  atual campeão do peso meio médio.




Lyoto Machida 
Georges St. Pierre

O lendário e inesquecível Andy Hug, esse nome jamais será esquecido pelos lutadores e também pelos admiradores do K-1.

  Andy Hug foi um grande lutador de karatê kyokushinkai, lutou durante muito tempo no k-1, venceu grandes lutadores, chegou a ser campeão do evento. Os japoneses chegaram a dar o título de samurai para ele, porque ele possuia uma coisa que os japoneses respeitavam muito, um coração grande, persistência e lealdade. Andy Hug morreu no ano de 2000, ele teve um tipo de câncer, leucemia, e decidiu ficar no Japão até o seu último dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário