sábado, 28 de maio de 2011

Muay Thai

O boxe Tailandês


   Muay Thai é o esporte nacional da Tailândia, país onde a arte marcial foi criada. Essa arte marcial tem mais de dois mil anos de existência, e foi criada como forma de defesa das guerras e para obtenção de uma boa saúde para o povo tailandês.
  O muay thai é uma luta muito semelhante a alguns estilos de kick boxing. Na Tailândia, o muay thai é conhecido como a "luta dos livres".
 No resto do mundo, o muay thai é conhecido como a arte das oito armas, pois utiliza a combinação dos dois punhos, mais cotovelos, joelhos, as duas canelas e os dois pés. É uma luta poderosa de contato total, e dá ao seu atleta, uma forte preparação física.
  O muay thai utiliza socos parecidos com os do boxe inglês, mais os golpes das canelas e pés, são típicos dessa luta, também os golpes de joelhos e cotovelos, o objetivo é acabar a luta através de um nocaute.

                                             Uma técnica de chute típica do muay thai que utiliza a canela

  A história do povo tailandês caminha junto com a história do muay thai. A origem de ambos é indefinida, pois quando o exército birmanês invadiu a Ayutthaya em 1676, o arquivo de histórias tailandesas ficaram destruídos.
  Em épocas antigas, o povo tailandês sofreu muitos ataques de bandidos, senhores de guerra, de animais, e também eram vítimas de muitas doenças. Para se protegerem e se manterem em saúde, criaram um método de luta chamado "chupasart".
  Esse método de arte marcial fazia uso de armas como espadas, escudos, bastões, lanças, arcos e flechas, e machados. Era comum acontecerem acidentes durante os treinos, muitas vezes os machucados eram muito graves. Então foi desenvolvido um método sem armas, para que os praticantes tivessem mais facilidade de treinar, esse método é o percursor do boxe tailandês. No início o boxe tailandês era muito parecido com o kung fu chinês, um fato, porque as origens do povo tailandês, estão na China. O antigo boxe tailandês utilizava golpes de mãos abertas, imobilizações, ataques com pontas de dedos, e mãos em forma de garras para dominar o oponente. Com o tempo essa arte recebeu modificações até se transformar no estilo de luta que é hoje.
  Foi em 1930 que o muay thai começou a receber as mudanças mais radicais, foi adaptado a ele, técnicas do boxe inglês, com isso veio a introdução das luvas, rounds e categorias; porque antes um lutador poderia lutar contra qualquer outro de qualquer peso e categoria.

                                        Uma curiosidade sobre o muay thai, é que antigamente os lutadores tinham que usar luvas revestidas de vidro, para garantir um combate mais sangrento, tudo para a diversão da realeza Siamesa.

                                              O ator Tony Jaa aplicando uma técnica de joelho, do muay thai









5 comentários: